quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Postado por Fátima Ferreira às 10:07 0 comentários
Dia Nacional do Livro


Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Porque foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.
Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a IMpresa Régia, o movimento editoria começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a impressa sofria a censura do Imperador. Só na década de 19300 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.
Comemore o dia do livro: lendo; presenteando com livro, ou, escrevendo uma frase. Mas comemore! Pois "Livro é fonte universal do saber".
"Viajar pela leitura
Sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
Que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
Quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
Você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
Na imaginação!"


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Depoimentos

Postado por Fátima Ferreira às 11:27 0 comentários
DEPOIMENTOS DE LEITORES

O leitor, Guilherme Antônio do 2º D vespertino disse:
- Leio porque gosto, acho os livros muito bons, leio bastante para ficar mais inteligente, saber mais. Aprendo com as leituras os valores os quais uso no meu dia-a-dia quando brinco com meus colegas; respeitando o direitos e deveres de cada um.

- Amanda Gonçalves tem nove anos e estuda no 3º ano com as professoras Sueli e Cristiane afirma que gosta de ler porque os livors são interessantes. Cada dia que lê aprende mais coisas. Li uma história de Marcelo, marmelo, martelo que fala de um menino que chama Marcelo e ficava mudando o nome das pessoas e isso me ensinou que não devemos mudar o nome certo pelo errado.

- Bruno Emanuel Santos de Lima tem seis anos e estuda no 1º ano no turno vespertino com a professora Teure Anne. Leio porque gosto de livros que fala de Jesus e de esporte.

A Leitura

A leitura faz muitas pessoas aprender como eu. Aprendi ler com os livros da biblioteca. Os livros que mais gosto de ler são nem grandes nem pequenos, porque os grandes não entendo nada. Aprendo com a leitura, ler, estudar, aprender muitas coisas, porque tem livros que ensina tudo o que devemos fazer com nossa saúde. Eu gosto muito de ler porque quando começo não quero parar porque é muito bom. Amanda de Almeida Cardoso tem 8 anos, estuda no 3º ano, na turma D.

Sou Fátima professora dinamizadora. Trabalhar na biblioteca é um muito gratificante. Sempre gostei de ler, de estar envolvida com livros. Ver as crianças lendo, contando histórias, seja atravez do texto ou imagem é comovente. Tenho alguns leitores que adoram contar o que leu e aprendeu com a leitura. São caras e bocas que faz o pequeno tornar grandioso, fantástico. Os depoimentos estão surgindo aos poucos e para eles é muito importante ter o seu texto publicado no blog. É emocionante ver a alegria deles por estar fazendo parte desta etapa que mostra que o estão aprendendo atravez da leitura. Ser leitora dos livros que eles leem está sendo uma grande troca de aprendizado e um elo que fortalece a nossa relação. Os livros de literatura infanto-juvenil são envolventes, gostoso de ler. Leio rindo, emocionando com os fotos e cenas que marcam o grande enredo da trama. São descobertas que para os adolescentes são o que eles estam vivendo na realidade. Quando li o livro Bisa Bia, Bisa Bel de Ana Maria Machado foi muito divertido, uma grande terapia, porque falava de fatos os quais vivi, realidade contada de forma alegre e divertida.

"Para uma criança, um livro é mundo."
Monteiro Lobato.

Literatura Celeiro Cultural

Postado por Fátima Ferreira às 09:56 1 comentários


Vera Maria T. Silva, no texto Celeiros de Cultura afirma se fôssemos repartir o acesso de uma biblioteca escolar em dois grandes blocos, poderíamos denominá-los de "bloco informativo e bloco artístico". No primeiro estariam as obras de cunho didático, os dicinários, os compêndios, os tratados, as gramáticas, as ciências - estudo e conhecimento. No segundo as artes, a arte da palavra, a literatura - associamos com sensibilidade, emoção, imaginação.
Para estimular o pensamento intuitivo, a "inteligência emocional" dos leitores, alargando os limites da grade curricular do Ensino Médio, selecionaram-se os chamados "clássicos da literatura universal". São obras da antiguidade, são textos literários, pelo fato de tocar a sensibilidade do leitor, é capaz de contribuir na sedimentação de conhecimentos que costumeiramente lhe chegam pelos textos informativos. a ficção, em sua exemplaridade, chega a impressionar o leitor mais que a própria realidade.
Conclui-se, então, que, se a literatura é capaz de fazer a síntese entre informação e emoção, a escola precisa tirar partido disso.
Por exemplo, a Guerra de Canudos pode ser apresentada ao aluno sob diversos graus de ficcionalização, que vão desde o trabalho quase documental de Os Sertões, de Euclides da Cunha; ao romance A Guerra do Fim do Mundo, que mantém os traços históricos essenciais; chegando à virtualidade de a Casa da Serpente, romance em que José J. Veiga nega a história e cria outro desfecho para Antônio Conselheiro.
Contudo, há temas de extrema atualidade que podem ser trazido à discussão em aulas de Geografia, Ciências, ou de Filosofia a partir do tratamento que a ficcção lhes dá, incluindo-se a ficção infanto-juvenil. Por exemplo, A Chave do Tamanho, de Lobato, discute a guerra e também noções de ecologia. O Abraço, de Lygia Bojunga Nunes, traz à cena o abuso sexual de crianças. A Reforma da Natureza, de Lobato, são obras antigas de extrema atualidade em vista dos avanços da engenharia genética e do processo de clonagem.

" A leitura não é uma atividade elitizada, mas uma
ferramenta de transformação
social dos indivíduos".
(Julian C.)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Postado por Fátima Ferreira às 12:19 0 comentários
Que coisa mais linda!!!!

terça-feira, 25 de maio de 2010

A Importância do Hábito de Ler

Postado por Fátima Ferreira às 06:25 0 comentários

É de caráter mágico ou fantasioso, com o objetivo de passar valores, criar hábitos de ler. Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes. Diante do fato, pode-se considerar a leitura como uma das mais importantes tarefas que a escola tem que ensinar, mas é importante ressaltar que o professor deve ter consciência da necessidade, além de praticar com eficiência o hábito da leitura.


"Ler é interagir, é
construir significados
eenriquecer o vocabulário..."

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Destacar a Importância da Biblioteca

Postado por Fátima Ferreira às 11:32 0 comentários

É inegável a importância da biblioteca na construção da cidadania. Ela armazena o produto da ciência e da imaginação dos povos, sob a forma destes objetos culturais que chamamos livros e funcionam, muitas vezes, como a única possibilidade de indivíduos, social e economicamente desfavorecidos, superarem suas imaginações.
No espaço restrito de uma biblioteca o mundo inteiro fica ao alcance da mão, à disposição dos usuários. Em suas estantes conhecimentos, informações, lazer, entreterimento se oferecem democratamente, sem restrições, taxas ou preconceitos.
A biblioteca deve ser, portanto, lugar para se entender e praticar a força espontânia que a leitura crítica proporcuionaa, a leitura que, inqueieta, que faz pensar e reelabora um autentico processo de comunicação, cujo resultado é, sem dúvida, dos mais compensadores para as pessoas nele envovidas, adultos , jovens e crianças, mediadores e leitores em formação. Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.
"A leitura não é uma atividade elitizada,
mas uma ferramenta de transformação
social dos indivíduos."

Julian C.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Ler para descobrir caminhos

Postado por Fátima Ferreira às 11:30 0 comentários


Ler é criar laços em busca do crescimento intelectual, pessoal.

O mundo da leitura é radiante tanto quanto ouvir uma criança contando a estoria do livro que leu. O fascínio é contagiante, suas caras e bocas faz uma pequena estoria tornar um grande acontecimento. Percebe-se que o aprendizado vai se construindo a partir de cada livro lido, de cada caso contado. Os pequenos leitores encontram na leitura um mundo mágico, encantado. Uns encantam com o texto, outros com a lição, os valores, a moral da estoria. E assim crescem construindo novos caminhos através da leitura.


"Ler um livro é poder mudar o final da estoria."

Ressaltar a Importância da Leitura

Postado por Fátima Ferreira às 04:46 0 comentários


É através da leitura que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e interpretação. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler, talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.
Precisamos estar atentos a esta questão, pois a ausência da leitura em nossa vida bloqueia a possibilidade e acaba, de certa forma, nos excluindo dos acontecimentos, da interpretação, da imaginação e da ficção arquitetada pelo autor, enfim são inúmeras as possibilidades de mergulhar no mundo da fantasia e da realidade encontradas no mundo das palavras.
A literatura hoje é recurso dos mais ricos, dessa forma a literatura contemporânea se transformou um produto de elite, e aqueles que não tem a acesso ou simplesmente não tem o gosto de ler são deixados de lado. Tal realidade ganha veracidade quando comparamos alunos leitores e não leitores.
A importância da leitura no processo educativo é inquestionável. Essa certeza une pais e educadores na convicção de que ler é bom e que, portanto a criança deve aprender a gostar de ler.

Sugestões de leitura:

  • Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica e autora de mais de oitenta livros. Seus livros são os mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare. É conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre os títulos. Destaca: Assassinato no Expresso do Oriente; A Testemunha Ocular do Crime; Nêmesis; O Natal de Poirot; Um Passe de Mágica; A Mão Misteriosa; A Maldição do Espelho. São indispensáveis para qualquer um que se interesse por literatura.
  • O Menino do Dedo Verde - Romance histórico obra-prima de pura ficção transbordante de humor e poesia.
  • A Coleção Infantil "Cuidando do Corpo" com os seus personagens encantadores vem apresentar aos pequeninos leitores, por intermédio de suas divertidas histórias, como é importante e gostoso cuidar do corpo.

"LER é um sinal de vida, um apelo, uma ocasião de aprendizagem."

Dinamizadoras.




terça-feira, 30 de março de 2010

Sugestões de Leitura

Postado por Fátima Ferreira às 05:55 0 comentários

A série Novos Papos é compostas por livros que tratam de temas bastante atuais: televisão, violência, meio ambiente, esporte, amizade, corpo, saúde, racismo, drogas, economia, política, informática, cidadania, cultura, música e leitura. São histórias movimentadas, divertidas e inteligentes, numa linguagen atual, sintonizada com o dia-a-dia dos jovens. Afinal de contas, o papo hoje em dia é estar "ligado" com o mundo e com o que anda "rolando" por aí...
Shakespeare é glória da literatura inglesa. Suas tragédias e comédias - que incluem várias obras-primas - são textos amados e consagrados no mundo inteiro. Geralmente Shakespeare traça uma leve crítica aos costumes sociais de sua época. Destaca: A Megera Domada, A Tempestade, Otelo, A Comédia dos Erros, Romeu e Julieta, Hamlet, Hameto e outros.

"A leitura é um momento privilegiado da busca de
novos significados e aprender as várias
possibilidades sociais apontadas

no discurso escrito."

Ler para descobrir caminhos

Postado por Fátima Ferreira às 05:11 0 comentários
A leitura tem ocupado lugar de destaque no trabalho da escola, da família, da sociedade, mas ainda de modo insuficiente. Não basta falar de leitura, da necessidade de ler, de grandes propostas e intenções. A sugestão da leitura deve de fato fazer parte da vida de todas as pessoas porque formar leitores é uma construção coletiva da qual participam a família, o professor, o aluno.
Pensando assim a Biblioteca Assunção deseja intensificar sua missão dispondo dessas informações, apoiado nos estudos curriculares, sempre atenta em atender às novas demandas para a formação integral do indivíduo e para a sua inclusão social. Sendo tem como objetivos fomentar o gosto pela leitura começando pela Educação Infantil entendendo a todo o Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizantes, Professores, Servidores Educacinais e Sociedade em geral.
Um objetivo importante no período de escolaridade é que os educandos aprendam progressivamente a: Utilizar a leitura com fins de informação e aprendizagem; promover a consecução de novas aprendizagens e a emamcipação do saber.; Despertar o senso crítico e analítico no meio qual está inserido.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. É a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.
Segundo Martins 1994) a leitura seria a ponte para o processo educacional eficiente proporcionando a formação integral do indivíduo. É a escola o lugar onde a maioria aprende a criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem.
 

Ler para Transformar Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare